17 junho 2010

Deco já foi decisivo pela direita num derby

O estranho caso de Nani já começou a ter reflexos, resta saber o resultado final...

Do estranho caso de Nani à imprevista reacção de Deco e a Selecção parece viver mesmo sobre brasas. Mas é tão ridículo o "feeling" negativo sobre as hipóteses de Portugal como inaudita a forma como, inusual, Deco se mostrou desbocado a comentar a suasubstituição e o facto de jogar momentaneamente à direita.

Não me lembro quem marcou - Jankauskas, creio, ou Derlei - mas num Porto-Boavista, em 2002-2003, com Deco marcado impiedosamente pelos mastins que Jaime Pacheco largava no meio-campo, Mourinho deu instrucções para o 10 portista abrir na direita. Subitamente sem Deco para marcar, os médios do Boavista perderam a noção das coisas e num minuto o criativo portista abriu pela direita e cruzou para o golo da vitória num jogo fechadíssimo como era timbre dos axadrezados nas Antas.

Deco pode não se lembrar sequer, a maralha da Imprensa nem ter ideia, Carlos Queiroz andava por Inglaterra, mas foi assim e Deco foi decisivo à direita. Não foi sequer influente, nem à direita de que se queixou, nem ao meio a partilhar com Danny o fracasso da acção ofensiva de Portugal frente à C. Marfim, e daí nem se justificar a polémica depois do 0-0 que também desagradou a muita gente mas estava nas estrelas que, como em todo o Mundial, nenhuma equipa queria perder.

Vim à net propositadamente para recordar este facto, emergindo do Portugal profundo com o estupor de ver tanta gente a comentar o jogo de Portugal, para aqui e acoli, quando não se passou nada de anormal e está tudo em aberto até para a eliminação do Brasil se continuar a jogar devagar e davegarinho e com duplo pivot defensivo como Dunga se habituou desde o tempo de Mauro Silva em 1994 com C.A. Parreira.

Mas a questão de Deco, por Portugal, além de pôr-se como um desabafo próprio de quem está em fim de carreira pelo menos na Selecção, se foi prontamente corrigida com o jogador a mostrar a verticalidade que sempre patenteou, traz ainda a sequela da falta de Nani, enfraquecendo as opções de ataque de Portugal.

Com o mistério de Nani ainda longe de estar esclarecido, a chamada de Ruben Amorim e mais um jogador de pendor defensivo - contra os 8 defesas, 6 médios e 6 avançados preconizados por CQ na convocatória inicial - torna mais redutor o futebol de Portugal. A sua inesperada chamada a render Meireles acentuou o valor do 0-0 do jogo de terça-feira, com um elemento de reserva a entrar à frente de outros que iniciaram o estágio na Covilhã.

É tão surpreendente o facto quão patético a valoração do incontornável Hélder Conduto a enfatizar no relato do jogo a presença de dois benfiquistas em campo, a óbvia preocupação desta gente com os velhos tiques a tornarem ainda menos agradável o insípido jogo com a C. Marfim.

1 comentário:

  1. Bolas!!! Que memória de elefante!!!

    Fui ver e tinhas razão, aqui está o vídeo:

    http://rd3.videos.sapo.pt/play?file=http://rd3.videos.sapo.pt/UlpyPE8JRa4dU04TUUVR/mov/1

    ResponderEliminar