05 maio 2010

Futebol, futebol, futebol

Este par voltou a fazer falar dele em França. O Marselha é campeão gaulês, ao cabo de 18 anos de jejum, a duas jornadas do fim. Lucho marcou o último golo na vitória do título (3-1 ao Rennes) - e vai valer uns 4 ou 5 milhões ao FC Porto conforme ficou estipulado na venda e consoante os objectivos do OM. Bingo.
Para ajudar à festa, Lisandro marcou também, de g.p., ajudando a dar a volta (2-1 ao Auxerre que na 6ª feira fez 0-0 com o Marselha para segurar o 2º posto) que Pjanic concretizou. O Lyon saltou para 3º na Ligue 1, mas tem em atraso (dia 12) o jogo com o Mónaco e pode saltar para 2º. Se se concretizar, também por objectivos do Lyon e graças a Lisandro, o FC Porto pode receber mais uns milhões de prémio extra.

Este, Especial, lá foi ganhar a Taça de Itália à Roma, no Olímpico. Milito, outro especial, marcou sozinho. De um lançamento lateral e jogada da Roma com bola perdida estupidamente a passar a linha de meio-campo, lá foi solicitado o argentino e bomba na baliza, depois de minutos de paragem por lesão de Córdoba para entrar Samuel.

Mourinho ganha a Coppa pela primeira vez, queixando-se de jogar no campo do adversário. É curioso. A Taça de Itália, muito pouco considerada, costumava jogar-se a duas mãos. E, se vencer a Liga, o Inter vai jogar a Supertaça na próxima época com o argumento de que se queixa Mourinho: vai jogar em casa com a Roma porque o regulamento dá essa primazia ao campeão.

Este, ainda, a caminho da sua forma notável em dia de anúncio de 50 pré-convocados para o Mundial, continua a levar o Real Madrid ao colo. Cristiano Ronaldo fez 3 golos em Maiorca ao 4º classificado espanhol que luta pelo último lugar disponível na Champions (pré-eliminatória). Higuain (já com 25 golos na Liga) molhou por fim a sopa (1-4) e o Real não larga o Barça que despachara na véspera o Tenerife (4-1) com Messi também a facturar (leva 31 golos, superou Romário em ano de Mundial e pode bater os 34 do Ronaldo dentuças do tempo do Barcelona de Robson e de 40 jornadas).

O Barça joga domingo em Sevilha com o clube que finalmente logrou o lugar do Maiorca na Champions e afastou o Barça da Taça do Rei em cuja final o Sevilha defrontará o Atl. Madrid. Vai ser o tudo ou nada, pois falta-lhe por fim, ao campeão, jogar em casa com o Valladolid e o Real em Málaga na última ronda.

Madrid (96 golos marcados e 92 pontos) e Barça (91 golos e 93 pontos) tiveram um duelo titânico e em 1º ou em 2º lugar superarão um recorde de pontos para essa posição se vencerem as suas partidas em falta. O Real vai receber o Athletic Bilbau que espreita a Europa mas já foi hoje atrasado pelo Málaga que luta pela manutenção.

Duplamente extraordinário, mas ainda assim confirma-se que o português é que vale pelo Real Madrid, caso contrário há muito tinha sido decidido o título da Liga: são 32 golos no total em 32 jogos oficiais pelos merengues. O pior é se, no fim, não ganha nada...

E foi Peter Crouch, ex-Liverpool, a salvar os reds de falharem a Europa pela primeira vez em cerca de 40 anos. Em jogo atrasado, o extraordinário campeonato do Tottenham foi coroado com o triunfo no Man. City, confirmando os Spurs no 4º lugar e na pré-eliminatória da Champions, mas ainda podem superar o Arsenal se este perder no domingo com o Fulham. Dessa forma, e porque o Portsmouth finalista da Cup com o provável campeão Chelsea, está impedido de ir à Europa mesmo que ganhe a prova, o Liverpool agarra-se ao último posto para a Liga Europa (7º lugar), jogando no despromovido Hull no domingo a fechar a decepcionante época. O Everton fica como primeiro dos excluídos para as eurotaças e de novo atrás do Liverpool como em 2005 na vaga para a Champions que ficou para os reds por serem campeões europeus, relegando os azuis para a UEFA. O Aston Villa pode tentar chegar ao 5º lugar do City e, até, se perder com o Blackburn, ser ultrapassado pelo Liverpool.

Na Escócia, depois do Old Firm (2-1 do Celtic com o Rangers) que já nada resolve, houve 6-6 no Moterwell-Hibernian, com 2-6 aos 65' e 4 golos do Well nos últimos 23 minutos, entre o 4º e o 5º classificados da SPL separados por um ponto. Com o Hibs perto de superar o adversário por um último lugar na Europa, os da casa marcaram de canto directo e, ainda, com 5-6 falharam um penálti para marcarem, por fim, no 90º.

Na Turquia o Trabzonspor virou o resultado (3-1) frente ao provável campeão Fenerbahce para ganhar a Taça.


Que alívio depois de dias esquisitos a falar de vidros partidos, bolas de golfe e a trocar os relvados pelos greens, graças a uma estranha troca de prioridades de quem passou meses a querer falar só de futebol e de repente arranjou maneira de mistificar uma clara derrota, gritando aqui d'El rei por causa de coisas fora do campo em que rejeitavam ser "player" activo.

1 comentário:

  1. Bem, para o Liverpool, o Portsmouth disputar a final da FA Cup, ante o Chelsea... é o melhor que poderia suceder!!!


    Ah, em 96/97, o tal campeonato espanhol... teve 42 jornadas... eram 22 equipas!!! Credooooo!!!

    Abraço.

    ResponderEliminar