10 março 2010

The end

Três anos e três meses depois, à terceira vez com o Arsenal, cumpro o que me tinha proposto há muito: sair do blog. Comecei a 8/12/2006, o primeiro convidado do Zirtaev e depois daquele 0-0 que duas bolas de Quaresma no mesmo poste teimaram em manter inalterado. Chamei-lhe, então, a esse primeiro post meu, "Nação feliz". Talvez não reste alguém desse tempo, que se lembre, do panorama que tracei na primeira época de Jesualdo que deixava os adeptos satisfeitos pelo Natal mas com recriminações posteriores até ao final nervoso da consagração com o Aves. Nem o Menphis, convidado posteriormente, que também tinha pensado sair no final da corrente época mas aceitou e apressou o fim da colaboração quando, há tempos, avisei que ia ser assim. Este título é consequência da coincidência, o fim do blog.


Estive para sair em 2008, na segunda passagem do Arsenal pelo Dragão, dessa vez com o justo 2-0 que deu a primazia do grupo. Acabei por adiar, mas sempre com a ideia de acabar que foi "traída" pela saída, antes, do Zirtaev e a confiança para eu prosseguir a actividade do blog que passou a ser à minha maneira quando já era praticamente só feito por mim.


Quis dar-lhe a dinâmica para além de um texto diário até então, que já levava quotidianamente a minha marca. Fiz dois, três, quatro, até cinco posts num dia, destapei notícias, comentei factos, interpretei o que na maior parte das vezes nem se falava, nem na Imprensa dita Desportiva - e para muitos, desatentos, passou despercebido, razão pela qual muita gente não entende as coisas da bola nem que lhas expliquem de borla. Procurei assuntos de interesse, investiguei alguma coisa, propus reflexões, pedi até colaborações extemporâneas, desafiei outros a escreverem, enumerei factos decorrentes dos desmandos da Liga neste campeonato. Mas não podia resistir à erosão, à falta de tempo e, apesar do volume de visitas, à falta de participação, também, de vocês, que "votam" a triplicar nas estrelinhas mas comentam apenas em um terço o que entendem apreciar sem escreverem algo. Tive de rejeitar muitos estranhos, depois dos episódios do Verão, mantiveram-se intromissões inauditas que não vi em mais lado algum, alguns de vocês desistiram pelo facto de eu, e era sempre eu chamado à pedra, não higienizar a caixa de comentários quando me encontrava de férias. Por fim, ultimamente, por várias ausências, já nem podia postar diariamente, nem sequer alguém havia para colar um texto como o de Costa Andrade do "Sapunarulk", para além de se acumularem comentários a necessitar de visto para entrarem como era devido: custava-me ver 5 e 6 à espera de entrar, quanto mais custaria aos seus autores.


Sem ser um blog meu, passou a ser à minha imagem, mas sem o apoio técnico da retaguarda que deixei de ter e inviabilizava que isto pudesse continuar assim. Por motivos profissionais e/ou pessoais, Menphis e Zirtaev (este só de apoio) estavam limitados e eu não podia suprir as lacunas. Podem não acreditar, mas nunca falei com eles, nem os conheço, trocámos sms e emails, mais nada. Há "tecnicalidades" do blog que não me cabiam nem eu sei ainda fazer e isto foi-me tirando entusiasmo. Como sou empenhado em tudo o que faço, nem acatava de bom modo essas falhas nem quero ter um espaço intermitente, como em muitos blogues que, aliás, deixei de consultar. Já esta semana não poderei estar por aqui e até domingo nada iria entrar, o que não posso aceitar nem para defraudar os muitos que aqui passam diariamente. Sou de acção e ou faço como gosto ou deixo de fazer se não puder. É o que sucede.


Em tempo útil alertei quem devia para este fim. Tinha data marcada, desde o sorteio da Champions: depois do Arsenal. À terceira era de vez. O que me estragou os planos, sem imaginar que reencontraríamos os "gunners" tão cedo, foi a passagem de testemunho do Zirtaev, no Verão, que comunicou a todos e todos recusaram-no, restando eu e, depois, o Menphis só para os jogos como têm visto, e o Soren que até Dezembro não apareceu e bem insistiu para tirar o nome dele da lista de convidados, escrevendo apenas um post, salvo erro. Só muito esporadicamente, quando puder revitalizar isto, cá voltarei, se tiver oportunidade. Propositadamente, até por não estar por cá nestes dias, aboli a caixa de comentários, até por rejeitar despedidas e nem poder verificar os comentários que pudessem querer fazer.


Como o Menphis notou, coincide com um dia mau para o FC Porto. Penoso. O Menphis, o Zirtaev, muitos de vocês não conheceram as épocas das vacas magras, os 5-0 de Eindhoven, os anos sem títulos. Para mim, porém, o sabor mais amargo é perder o Penta, como foi perder o Hexa em 1999 em Barcelos, na última jornada. Mas o show must go on e sempre disse haver vida para além do futebol, apesar de ser afeiçoado desde miúdo, ainda que a vida do País seja muito pior e os farsantes políticos e gestores beneficiam muito da atenção que a bola prende na maioria dos cidadãos, mal formados e desinformados, na vida e no futebol, um drama que vai só num primeiro acto de uma tragédia anunciada e da qual também fui deixando aqui as minhas preocupações com o costumeiro ror de incompreensões de certos marmelos que por aqui andam.


Vou andar por aí a ler blogues, que não são o lixo de que fala Miguel Sousa Tavares tão pouco propenso, até, para ouvir críticas (li no CM) fora da blogosfera ao seu trabalho de volta ao que chama "jornalismo" na SIC, com aquela inenarrável e maltrapilha entrevista a Gonçalo Amaral em que foi tudo menos jornalista, nem sério nem isento, depois de bom comportamento na estreia com o PM Sócrates. Aprendo muito nos blogues, mais de política onde leio de todos os quadrantes menos da cambada de malfeitores que, como avisei, invadiu todo o espaço mediático, incluindo a blogosfera. Não aprendi muito, confesso, sobre futebol, só confirmei o que sabia sobre a "iliteracia" da esmagadora maioria dos adeptos da bola que são o reflexo da péssima Imprensa da especialidade de visão enviesada e partidária do futebol, com incidência na intoxicação televisiva que, não só no futebol, encaixa no nível medíocre da intelectualidade das audiências.


Da blogosfera portista há apenas um ou dois que se aproveita. Não é difícil descobrir. Do resto, os vermelhuscos são os patuscos do regime, autenticamente dos couratos e "Sagres" da moda, de uma boçalidade assustadora do pouco que, por vias travessas, fui vendo sem comentar porque é lixo verdadeiro que só a eles interessa; os esverdeados sabem mais das coisas do seu clube com o defeito congénito do "calimerismo".


Para o resto da época, será sempre decepcionante mas uma ratazana não pode contaminar o salão de festas. Pelo andar da carruagem, já não acredito no título, nem no 2º lugar, porque os jogadores assim o transmitem. Tenho dúvidas quanto à próxima final, mais um jogo crucial depois de uma eliminatória da Liga Europa que não tem sido aproveitada pelo FC Porto e para a qual, hoje, ninguém antevê como a equipa será capaz de arrebitar. Mas o Benfica vai fraquejar e talvez a "bomba" falada por Pinto da Costa em Janeiro venha a favorecer o Braga, ainda que o Benfica, parece-me, já desconfiará do que se passa e não vá arriscar perder o título que lhe estava destinado à partida com a complacência portista da qual jamais compreenderei a "ida ao matadouro" depois do aviso do túnel da Luz da época anterior - o maior mistério que para sempre ficará comigo sobre este comportamento cristão de dar a outra face depois do ocorrido em 2008.


Da Taça de Portugal dependerá o sucesso no Algarve, para relançar a equipa rumo ao Jamor e ali vencer, quiçá superando o Benfica em número total de troféus de primeira categoria. Mas aí só chegarão os verdadeiros adeptos, os que aparecem nas vitórias e nas derrotas. Com esses e com a equipa estarei sempre. Este blog demonstrou isso mesmo e rejeitou quem não presta.

Sem comentários:

Enviar um comentário