18 outubro 2007

O rei do Prater

Na passada segunda-feira o jornal O Jogo apresentou-nos uma entrevista a um dos maiores símbolos do FCPorto. João Pinto, o nosso eterno capitão de Viena, que depois de receber a taça fez questão de andar o tempo todo com ela na cabeça como se de uma coroa se trata-se, imortalizando também assim a sua imagem, foi talvez um dos melhores defesas direitos de sempre do futebol português, não propriamente pelos seus dotes técnicos, mas pela forma como superava essas falhas, entregando-se ao jogo em cada jogada como se fosse a última da sua vida. O agora treinador adjunto de Jesualdo Ferreira, mostra em toda a entrevista o que é verdadeiramente viver o FCPorto, justificando assim ser uma das presenças mais importantes no balneário portista. O profissionalismo, a paixão, a raça, a garra, a vontade de vencer, o amor à camisola, em resumo a tão falada mística do Dragão, é a sua imagem de marca e que fica bem patenteada na entrevista, demonstrando a todos o que é realmente um jogador "à Porto". Mística essa que ele próprio tenta transmitir a quem chega ao clube.

Rei do Prater em 87, professor da mística na intimidade portista e também imperador das palavras nesta entrevista, a mesma deve ser lida por completo por todos os portistas, sendo que apenas coloco aqui algumas partes que achei mais significativas, dada a sua extensão. Podem ler a entrevista completa aqui.

Mística
Falou no meu caso e no Rui Barros, e é verdade que temos muitos anos de clube. Por isso, temos a obrigação de mostrar aos jogadores, sobretudo aos que chegam, o que representa estar no FC Porto. Mas, ao mesmo tempo, tenho a certeza de que a mística está viva nestes jogadores. Temos vários atletas com essa mística, não só os que vieram das camadas jovens, como alguns estrangeiros que se integraram muito bem no clube. E depois ainda temos os jogadores jovens que estão a aparecer, como são os casos do Rui Pedro, Castro ou Ventura. E são esses jogadores que daqui a alguns anos vão transportar a mística do FC Porto.

Há jogadores com essa mística no FC Porto, alguns deles estrangeiros, que passaram a adorar o clube pela forma como são respeitados e tratados por todas as pessoas. O Lucho, por exemplo, ou o Lisandro, que vivem o clube intensamente e já interiorizaram a mística do FC Porto. E a prova disso é a forma como treinam e jogam. Com a ajuda deles
, mas também do Bruno Alves, do Pedro Emanuel, e de mais dois ou três jogadores, a mística continua viva. Apesar de ganharmos muitos títulos, queremos cada vez mais, e é isso que estes jogadores têm de transmitir aos mais novos.

Um jogador "à Porto"
É um jogador que leva isto muito a sério. Neste clube, tem de se ser um profissional no verdadeiro sentido do termo, e não apenas no local de trabalho, mas também na vida social, na imagem que passa para fora. Aquilo que fiz ao longo dos anos foi natural; era a forma como treinava, jogava, e como não gostava de perder nem a feijões… E isso é um jogador à FC Porto. Ter garra, meter o pé, mas, mais importante ainda, que quer ganhar sempre.

Liga dos Campeões
No ano passado fizemos uma campanha brilhante, apesar de no FC Porto se pensar sempre em conquistar títulos. Chegar aos quartos-de-final também não nos chega, porque queremos chegar ainda mais longe. Apesar de sabermos que é difícil, não é impossível. Trabalhamos bem, somos um clube organizado e, por isso, existe sempre a esperança de ganhar.

Infelizmente, os clubes portugueses não têm, nem nunca tiveram, capacidade para lutar com as mesmas armas dos clubes estrangeiros. Essas diferenças podem ultrapassar-se com o trabalho, muito valor e um pouco de sorte, até porque neste clube acredita-se que se pode vencer sempre, independentemente do adversário ou da competição. É assim que pensamos.

Apito Dourado
Quando apareceu o Apito Dourado o FC Porto ganhou; agora parece que se fala do Apito Encarnado e o FC Porto continua a ganhar… Tudo na mesma, portanto. São situações que têm um único objectivo: retirar mérito a todas as nossas conquistas, não só as de nível nacional. Aliás, nem sei se também há algum apito internacional, porque é bom não esquecer que também temos sido capazes de vencer a nível europeu e mundial. E disso temos o exemplo recente da carreira que o FC Porto fez no ano passado na Liga dos Campeões… Mas é lógico que ficamos tristes por darem mais mérito aos nossos adversários, que nos últimos anos não ganharam praticamente nada, do que à nossa equipa. No entanto, isto só nos dá mais força e torna-nos ainda mais unidos.

Actual campeonato
Ao longo dos anos fui-me apercebendo que não é fácil dar-se mérito ao FC Porto pelos títulos conquistados. Se calhar, dá-se mais mérito aos nossos adversários, que ganham menos vezes. Isso dá-nos força. Mas sabemos que quando vamos à frente, com uma vantagem como esta, tentam adormecer-nos, passam a dar-nos valor excessivo e a não dizer o que se passa na casa dos outros… Mas as pessoas deste clube sabem como têm de lidar com essa situação.

Estava à espera de ser líder, mas não com este avanço, sobretudo numa fase ainda tão prematura da temporada. Tenho consciência de que se trabalha bem no FC Porto, mas com os três pontos por vitória também sei que esta vantagem pode facilmente ser anulada com dois jogos menos positivos. Apesar da distância, não passa pela cabeça de ninguém que já vencemos o que quer que seja, até porque ainda ninguém se esqueceu do que aconteceu na última época. Sabemos, nesta casa, que só venceremos se continuarmos a trabalhar desta forma. E é isso que vamos fazer.

Principais virtudes deste FC Porto
Temos grandes jogadores e uma equipa muito jovem, apesar de poucas pessoas falaram sobre este assunto. Ao longo dos últimos anos também voltamos a ter jogadores nas selecções com maior frequência, o que não acontecia num passado recente. Neste momento, temos quatro na selecção principal e muitos nas selecções mais jovens, por culpa do trabalho que tem sido desenvolvido. Para além disso, estamos satisfeitos pelos resultados que conseguimos obter nestes dois últimos anos, que faz com que continuemos a ser a melhor equipa a nível nacional.

PS: Aproveitando o facto do João Pinto ter falado da mítica mística do FCPorto, pergunto aos Portistas de Bancada qual dos jogadores do actual plantel acham que transporta consigo essa mística. Naturalmente excluí os novos jogadores e aqueles que menos tem jogados no plantal. Aqui fica a pergunta:

Qual o jogador que mais representa a mística do FCPorto?
Helton
Nuno
Bosingwa
Bruno Alves
Pedro Emanuel
Marek Cech
Fucile
Paulo Assunção
Lucho
Raul Meireles
Lisandro
Quaresma
Adriano

15 comentários:

  1. Poderia considerar aqui vários Jogadores e peço desculpa por só poder escolher um. O meu voto vai para Lisandro Lopez porque representa aquilo que eu considero um jogador muito à semelhança do João Pinto, jogador valente, esforçado, correcto, sem grandes primores técnicos mas com uma alma tremenda, acho que foi a melhor aquisição de todos estes anos mais próximos...poderia colocar Bruno Alves, mas acho que ele necessita ainda de amadurecer e não esquentar tanto a cabeça, Pedro Emanuel também estaria muito bem, Raul Meireles também a necessitar de amadurecer mais um bocadinho, Lucho pela qualidade da sua personalidade, pela elegância com que joga um futebol perfumado e principalmente pela sua humildade e correcção sempre patentes...Ele e Lisandro seriam um duo a nunca deixar saír do noso Clube...Também Nuno me parece ser jogador com fibra e mística! Depois todos estão a evoluir e temos um lote magnífico como Paulo Assunção, Adriano, Fucille, Cech, Bosingwa, Helton, Stepanov....Outro grupo a precisar de tarimba como Leandro Lima, Edgar, Vieirinha, Helder Barbosa, Paulo Machado -dos ex-júniores não posso falar- e depois um caso completamente à parte: Quaresma, que eu sinceramente tenho muita dificuldade em classificar, jogador fora de série, algo imaturo, inconstante, génio e triste, ambicioso e logo a seguir apagado...Uma personalidade muito complexa...Uma pérola nas nossas mãos!
    -Postiga, que hei-de dizer de quem tem tudo e nada parece desejar?...

    ResponderEliminar
  2. Zirtaev, é interessante e pertinente que tenhas escolhido este tema. Quando há dias o jornal O Jogo fez esta sondagem ainda que mais limitada, fui surpreendido pelos resultados da mesma. Como o meu voto foi claramente para o Lisandro fiquei surpreso pela escolha do B. Alves e estava para pedir esta sondagem.

    Pelo comentário do Meireles já são dois votos no argentino. :)

    Lisandro é o típico jogador à Porto. Espero que faça a carreira toda de Dragão ao peito.

    Vamos ver o resultado final do "Barómetro Portistas de Bancada", afinal, este é infinitamente mais credível que O Jogo.

    [[]]

    "Vote Licha For President" \o/

    ResponderEliminar
  3. Eu acabei por votar em Bruno Alves embora tenha estado altamente indeciso em relação ao Lisandro.
    O que me fez desempatar foi o Bruno ser já da casa.Não será por acaso que lhe atribuiram a nº 2.
    Mas Lisandro, pela entrega e garra é simplesmente fabuloso.
    Pedro Emanuel tammbém é a corporização da mística,É claramente uma voz respeitada no balneário, tal como o Nuno como foi e muito bem referenciado pelo Meireles.
    Em resumo, estamos bem servidos.

    ResponderEliminar
  4. voto lucho:) mas os apoiantes de Lisandro vão ganhar:)

    ResponderEliminar
  5. Concordo que existe uma base de jogadores suficiente para que a famosa e única mística do Dragão não se desvaneça no futuro.

    Votei num jogador que quando o vi pela primeira vez nunca pensei que se iria tornar no jogador que está agora. Foi no saudoso Estádio das Antas, num jogo particular contra o Cleta de Vigo que vi a marcar um livre em frente à baliza que deu origem a um...lançamento.

    Esse jogador para mim é o maior transportador da mística neste momento e chama-se Bruno Alves.

    Mas confesso que fui injusto para o grande capitão Pedro Emanuel, dos jogadores que mais sentiram a camisola do FCP embora não tenha nascido para o futebol naquele campo bonito que existe na Constituição.

    No entanto devo destacar Nuno pela sua liderança, Lisandro e Fucile pela raça e até Lucho como jogadores que transportam a famosa mística para o campo.

    Quanto à entrevista, pelo que li, e ainda não a li toda, adorei ver o João Pinto a dar a bicada ao Sporting.

    ResponderEliminar
  6. Que falha imperdoável a minha, esqueci-me do Postiga. Se calhar é irrelevante para a votação, mas de qualquer das formas ele merecia estar na lista. Se ela anda por aqui peço-lhe desde já as minhas desculpas.

    O facto de não ter colocado no resumo da entrevista o João Pinto a dizer que o Bruno Alves é um jogador à Porto, já não foi esquecimento. Fiz de propósito para que os portistas não fossem influenciados pela mesma e votassem em massa no Bruno Alves. O que é certo é que o mesmo neste momento vai à frente e bem destacada com quase 50% dos votos. Terá tb a ver com o golo que marcou pela selecção ou será o facto de ser no momento do detentor do mítico n.º2 na camisola?

    Gostava de ler mais justificações do pessoal para os votos.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. boas amigos dragões!!

    sinceramente votei no Pedro Emanuel, ainda tive algumas dúvidas uma vez que não tem jogado e já não o faz há alg tp devido às lesões, mas qd está em campo acho que é um verdadeiro capitão à porto, mt parecido c o Jorge Costa! o Bruno Alves e o Lisandro são tb dois grandes exemplos de jogadores à porto, felizmente ainda vamos conseguindo arranjar e transformar alguns jogadores à imagem e semelhança do nosso clube, mas ainda há alg trabalho a fazer em relação a mts jogadores que vão chegando!

    Não posso deixar no entanto de distinguir o que consideramos ser um jogador à porto e uma referência do porto! o porto felizmente tem conseguido (como disse anteriormente) ter jogadores que enverguem a camisola do porto como deve ser, com garra raça e amor, mas o que porto perdeu recentemente e tem vindo a perder são as referências como Victor Baía e Jorge costa, que além de serem jogadores à porto são símbolos do clube..Daí ter escolhido o pedro emanuel pq acho que consegue representar ambas as partes!!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  8. Vou confessar-vos uma coisa: fiz batota..mas tinha de ser, a minha consciência assim ditou.

    No pc do trabalho votei no Bruno Alves, mas no de casa tinha de votar no Pedro Emanuel.

    Pedro Emanuel por ser um jogador que não foi criado no FCP, mas que pelo seu carácter,pela sua liderança natural, pela sua inteligência encarnou o espírito do Dragão com uma paixão enorme. É o grande capitão, aquele que podemos contar com ele, sentimos que se for preciso fazer sacrifícios para ajudar a equipa ele está lá e nunca nos deixará ficar mal.

    Quanto ao Bruno Alves, por ser um jogador que teve uma carreira à FCP. Ou seja, subiu a pulso, com muito trabalho e muita dedicação, tentando sempre melhorar e se neste momento ele está em alta é porque lutou para isso.

    Já agora e que falamos da mística tenho que dizer à SAD que ainda espero da tal homenagem ao jogador que mais encarnou essa mística : Vítor Baía. Eu ainda não me despedi dele e não me esqueço que me ainda estão a dever isso. A mim e a todos os adeptos.

    ResponderEliminar
  9. Lisandro é claramente um jogador á Porto!
    Voluntariedade, abnegação, dedicação são algumas das suas caractaeristicas para alem da sua qualidade como jogador.
    No patamar seguinte destaco o B.Alves, Lucho, Fucile e P.Assunção.
    Quero aqui dar uma palavra de apreço ao P.Assunçaõ que trabalha muito e nunca nos podermos esquecer do notavel esforço fisico que dispendeu em Moscovo para a Champions, com temperaturas muito negativas e onde deu tudo o que tinha e o que não tinha(julgo que foi há 2 anos e onde vencemos)
    Decididamente um jogador á Porto e que na minha opinião é indispensavel na actual estrutura da equipa.
    Cump.

    ResponderEliminar
  10. Eu creio que a tendência do voto inclina-se para O Bruno Alves por ser um jogador Português e criado no Porto, mas eu tentei avaliar o jogador que neste momento reunia em si os melhores predicados em apreço e senti-me claramente inclinado a votar no Lisandro precisamente por ser estrangeiro como é ainda mais me faz ficar surpreendido com toda a sua dedicação e entrega!...Balancei bastante, mas na minha mente fez-se essa luzinha clara e acho que Lucho e Bruno Alves, assim como Pedro Emanuel ou Nuno também poderiam encaixar bem neste elogio!...

    ResponderEliminar
  11. Sim, o Bruno Alves vencerá a votação quase de certeza e, digo eu, com toda a justiça.
    Confesso que votei no Lisandro que me parece ter em maiores quantidades as qualidades que inumerei em João Pinto: profissionalismo, a paixão, a raça, a garra, a vontade de vencer, o amor à camisola. Falta-lhe talvez o ter crescido no clube e aí o Bruno Alves tem toda a vantagem, já que nasceu portista e cresceu sempre no coração do clube e com o clube no coração. O Lisandro não sabemos, como bom profissional que é, fará provavelmente o mesmo noutro clube não sentindo tanto a tristeza de abandonar o FCPorto.

    O que é certo é que temos jogadores com mística. PEmanuel é outro caso e deve ser dos jogadores mais importantes dentro do balneário. Lucho por algum motivo é capitão, Fucile tem tb grandes qualidade e se se manter no Dragão por alguns anos poderá ser uma grande referência..

    Já Quaresma na minha opinião não encaixa nem de perto nem de longe no típico jogador à Porto.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Mais um artigo que considero ser muito engraçado lançado por Jorge Maia no JOGO de hoje...Parece que temos um sintonia muito estreita no modo como olhamos determinadas questões...Por isso sempre que apanho este pedaços de pícara argumentação, as transmito a quem me merece consideração!


    «Perspectivas
    JORGE MAIA
    "Não sei que jornais lê José António Camacho, que televisões vê ou que rádios ouve e talvez seja por isso que não sei onde foi buscar a ideia de que ao FC Porto basta marcar um golo para que digam que joga bem. Em boa verdade, não me lembro de ter lido, visto ou ouvido semelhante coisa nos últimos meses, talvez anos, nem nos jornais, televisões e rádios, nem nos comentários dos próprios adeptos portistas, e isso, apesar de ser verdade que o FC Porto ganhou os seus sete primeiros jogos no campeonato. E isso significa que joga melhor que o Benfica? Em termos estéticos, talvez não, em termos práticos, claramente sim. Diz o treinador do Benfica que a sua equipa chega muitas vezes à baliza adversária, mas como não consegue marcar, dizem que joga mal. Pois. Acontece que, por desgraça, o objectivo do jogo é marcar golos. Chegar perto da baliza é bom, mas não chega. É como uma equipa de basquetebol que chega perto do cesto, mas não encesta. Ou como um pescador que chega perto do peixe, mas não pesca. Não chega. Especialmente para um clube como o Benfica, um verdadeiro gigante entre anões como alguém lembrava ontem, para o qual, chegar perto da baliza dos adversários é apenas a consequência natural da diferença de tamanho. O FC Porto não tem jogado bem, pelo menos não em termos estéticos. Mas tem ganho os seus jogos. Tem conseguido marcar e, tão importante como isso, tem conseguido não sofrer golos. E são esses detalhes que fazem a diferença. De oito pontos."

    "O palmarés do FC Porto fala por si. É, sem qualquer dúvida, uma das melhores equipas da Europa na actualidade"
    Eric Gerets
    Treinador do Marselha»

    ResponderEliminar
  13. Bruno Alves, Pedro Emanuel, Lisandro, todos representam muito bem a mística do Dragão.

    Entretanto, parece que o Portistas de Bancada já entra nas contas do Maisfutebol.

    Parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
  14. Na minha opinião, jogadores como Bruno Alves, Lisandro, Paulo Assunção e Lucho são referências actuais da mística do nosso Clube.

    Mas a minha escolha recai em Pedro Emanuel, curiosamente um jogador que praticamente não jogou a época passada por lesão e esta época também tem jogado pouco (a idade não perdoa).

    Simplesmente, não é possível esquecer uma das páginas mais gloriosas do nosso Clube quando, depois de um drama que durou 120 minutos, mais não sei quantas grandes penalidades que insistiam em não pronunciar um vencedor, Pedro Emanuel, com um olhar convicto de quem queria dar ao FCP o título de Campeão do Mundo de Clubes, colocou um ponto final na dúvida marcando o penalty decisivo.

    Por outro lado, é um jogador que quando joga dá tudo o que tem (e o que não tem) para ajudar o clube a ganhar, exercendo uma grande liderança sobre os restantes colegas, dentro e fora do campo.

    Só tenho pena que o nosso Clube, e isto não é de agora, não saiba prestar o devido reconhecimento público, especialmente perante sócios e simpatizantes, aos grandes jogadores que ao longo dos últimos 20 anos ajudaram a manter e reforçar esta mística, contribuindo para as grandes vitórias que foram alcançadas, quer dentro de portas quer a nível internacional.

    Refiro-me, em particular (pese embora pudesse mencionar vários outros exemplos), ao facto do nosso grande VITOR BAÍA ter terminado a sua carreira sem um merecido jogo de homenagem no Dragão, promovendo um jogo entre o FCP e uma selecção do Resto do Mundo, em que fossem convidadas algumas das grandes figuras do futebol mundial (como se fez, por exemplo, com o PINGA há muitos anos atrás).

    Enfim... absolutamente imperdoável!

    ResponderEliminar